Pages

165 anos de Bram Stoker



Dia 8 de Novembro de 2012 celebramos os 165 anos de um dos mais clássicos autores da literatura de terror. Abraham “Bran” Stoker, romancista que nasceu em Dublin cuja obra mais conhecida é seu romance gótico Drácula, que definiu muito do que o mito do vampiro se tornou nos dias de hoje.

Bram Stoker
Esta obra foi publicada em 26 de maio de 1867, e se baseia no conde Vlad Tepes e em todo o folclore e lendas que envolvem seu nome. O livro narra uma história fantástica com criaturas sobrenaturais que vivem nas trevas, em que um jovem é mantido em cativeiro em um castelo nas Transilvânia enquanto sua noiva é acometida por uma misteriosa doença que parece extrair seu sangue. Por trás de tudo esta o misterioso Conde Drácula. O livro consiste em trechos de diários, que conseguem transportar o leitor para dentro do universo soturno da trama, o fazendo imergir neste mundo.

Este livro construiu a base da mitologia de Drácula que se tornou ícone na cultura pop, aparecendo em milhares de adaptações para o cinema, teatro, quadrinhos, games e afins. Uma das obras mais populares baseadas no livro é o filme Bram Stoker's Dracula (Drácula de Bram Stoker,) de 1992 com direção do mestre Francis Ford Coppola. O filme foi indicado ao Oscar de 1993 nas categorias melhor figurino, melhor maquiagem, melhores efeitos sonoros e melhor direção de arte, ganhando os três primeiros. Outras adaptação clássica do personagem para o cinema é Dracula: Prince of Drakness (Drácula, O Principe das Trevas), de 1966, estrelado por Christopher Lee produzido pelo estúdio inglês Hammer, famoso por seus filmes de monstros clássicos de terror. Curiosamente, segundo o Guinnes Book Drácula é o personagem fictício com maior quantidade de aparições na mídia, de forma direta ou indireta.


Bram Stoker faleceu na Inglaterra, em 20 de abril de 1912 após sofrer uma série de derrames cerebrais, desencadeado por uma sífilis terciária. Seu corpo foi cremado e suas cinzas estão em uma orna no Crematório de Golders Green, em Londres. Sua obra se mostrou tão imortal quanto seu personagem, e ainda hoje nos encanta e assombra as noites.

Postar um comentário

Lust Vampire é mais que um blog de noticias e entretenimento, um lugar onde "os monstros se divertem" e o sobrenatural e super natural.