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PARASITE EVE
15:26
Postado por R.S.Goulart
Olá! Eu sou Ródjer Goulart, e estou aqui para trazer
coisas que possam te divertir e entreter neste mundo chato e sem graça. Hoje
vamos voltar no tempo até o final dos anos 90, quando ocorria um BOOM de jogos
no estilo survival horror como Resident
Evil e Silent Hill. Foi então que
nasceu a proposta de um jogo que reunisse o clima e tensão dos jogos deste
gênero, com uma trama digna de Hollywood. Eis que surgia a policial Aya Brea,
pronta para enfrentar as mais medonhas criaturas em Parasite Eve para o PSX.
Com uma proposta ousada, o jogo Parasite Eve foi
anunciado pela grande desenvolvedora Square. O enredo do jogo foi baseado no
romance homônimo do escritor japonês Hideaki Seno lançado em 1995, que se
tronou best-seller no Japão (que deu origem a um filme em 1997), e desenvolvido
como um roteiro de cinema. Neste projeto desenvolvido por americanos e
japoneses, estavam envolvidos grandes nomes como Hironobu Sakaguchi
(responsável pela criação e evolução da série Final Fantasy) na produção, Takayuki Tokita (diretor de Final Fantasy IV e Chrono Trigger) na função de game designer e criador do script, e
Tetsuya Nomura (criador do cenário, character e monster designer de Final Fantasy VII) como character
designer, e também os responsáveis pelos efeitos especiais de filmes como Apollo 13 e Duro de Matar: A Vingança.
Fugindo dos cenários de fantasia medieval dos RPGs
tradicionais, PE se desenrola na época contemporânea, onde as espadas são substituídas
por armas de fogo e as magias por poderes sobrenaturais no melhor estilo Arquivo-X. Os personagens são
carismáticos e possuem uma interação inteligente, fazendo com que cada um tenha
uma função relevante dentro da trama. O plot inicial da história se desenvolve
por causa das mitocôndrias, e para entendermos melhor as coisas, vamos voltar às
aulas de biologia.
O QUE DIABOS É UMA
MITOCÔNDRIA?
Vamos para a aula de biologia com o Prof. Ródjer (;-D). A
função da mitocôndria é realizar a respiração celular, fornecendo energia em
forma de ATP (Adenosina Trifosfato) que é usada pela célula em todas as suas
funções. Por possuir seu próprio material genético, ela tem capacidade de se
autoduplicar, principalmente em tecidos que exigem maior quantidade de energia
como fígado e fibras musculares.
A mitocôndria também é responsável por avisar as células
que habitam quando elas não são mais necessárias ao corpo, fazendo com que elas
se matem. Caso a mitocôndria não enviasse tais sinais, as células não morreriam
por conta própria, fazendo com que não envelhecêssemos.
A célula disponibiliza alimento para a mitocôndria,
enquanto esta lhe fornece energia, o que podemos chamar de uma função “parasita”
(apesar da relação na verdade ser uma simbiose, pois ambos os organismos
envolvidos são beneficiados). Na trama de Parasite Eve, todos os humanos
carregam em seu DNA traços de uma mulher africana que foi chamada de Eve. Após
muitas gerações, as mitocôndrias sendo “seres vivos” evoluíram e decidiram se
rebelar contra seus hospedeiros, e ai a coisa começa a ficar feia...
O PIOR INIMÍGO
ESTA DENTRO DE VOCÊ
Noite de véspera natalina de 1997, durante uma
apresentação comemorativa no Carneggie Hall em Nova York a cantora Melissa
Pearce encena uma ópera. Quando os olhos dela encontram os da policial a
paisana Aya Brea, misteriosamente os outros atores e a plateia começam a entrar
em combustão espontânea, enquanto Melissa proclama que “Eve despertou”. A
apresentação culmina em um incêndio de proporções devastadoras.
Misteriosamente, Aya não entra em chamas como as outras pessoas, e tomada por
coragem admirável, empunha sua arma para investigar. Ao ver Aya, Melissa que
era uma cantora lírica de saúde frágil e dependente de muitos remédios, tem
suas mitocôndrias acordadas, despertando Eve. Dominada, ela agora possui o
poder de controlar as mitocôndrias de outros seres vivos, podendo causar
combustão espontânea, transformar as células dos corpos em fluídos densos ou
mesmo causar mutações grotescas. Quanto mais evoluem os poderes de Eve, mais Aya
fica intrigada pela ligação misteriosa entre elas.
PRODUÇÃO POMPOSA
Há principio o jogo lembra muito um survival horror
comum, mas os elementos de RPG estão presentes nas batalhas, evolução dos
personagens, possibilidade de melhorar armas e nos poderes especiais que Aya
desenvolve através da Parasite Energy. Os gráficos do jogo são totalmente em CG
e brindam os olhos do jogador, principalmente nas cenas cinematográficas. As
músicas são excelentes (destaque especial para Somnia Memoria, uma música em espanhol que toca nos créditos finais
do jogo), porém o jogo possui longos períodos sem música alguma, na tentativa
frustrada de criar um clima de tensão.
Ainda nos dias de hoje, PE é lembrado pelos antigos
jogadores de PSX como um dos melhores jogos já feitos para o console. A franquia
ainda rendeu duas sequências, porém falaremos delas em posts futuros, até lá!
FONTES:
Revista GAMERS nº30
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
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