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PARASITE EVE


Olá! Eu sou Ródjer Goulart, e estou aqui para trazer coisas que possam te divertir e entreter neste mundo chato e sem graça. Hoje vamos voltar no tempo até o final dos anos 90, quando ocorria um BOOM de jogos no estilo survival horror como Resident Evil e Silent Hill. Foi então que nasceu a proposta de um jogo que reunisse o clima e tensão dos jogos deste gênero, com uma trama digna de Hollywood. Eis que surgia a policial Aya Brea, pronta para enfrentar as mais medonhas criaturas em Parasite Eve para o PSX.



CINEMATIC RPG
Com uma proposta ousada, o jogo Parasite Eve foi anunciado pela grande desenvolvedora Square. O enredo do jogo foi baseado no romance homônimo do escritor japonês Hideaki Seno lançado em 1995, que se tronou best-seller no Japão (que deu origem a um filme em 1997), e desenvolvido como um roteiro de cinema. Neste projeto desenvolvido por americanos e japoneses, estavam envolvidos grandes nomes como Hironobu Sakaguchi (responsável pela criação e evolução da série Final Fantasy) na produção, Takayuki Tokita (diretor de Final Fantasy IV e Chrono Trigger) na função de game designer e criador do script, e Tetsuya Nomura (criador do cenário, character e monster designer de Final Fantasy VII) como character designer, e também os responsáveis pelos efeitos especiais de filmes como Apollo 13 e Duro de Matar: A Vingança.
Fugindo dos cenários de fantasia medieval dos RPGs tradicionais, PE se desenrola na época contemporânea, onde as espadas são substituídas por armas de fogo e as magias por poderes sobrenaturais no melhor estilo Arquivo-X. Os personagens são carismáticos e possuem uma interação inteligente, fazendo com que cada um tenha uma função relevante dentro da trama. O plot inicial da história se desenvolve por causa das mitocôndrias, e para entendermos melhor as coisas, vamos voltar às aulas de biologia.

O QUE DIABOS É UMA MITOCÔNDRIA?
Vamos para a aula de biologia com o Prof. Ródjer (;-D). A função da mitocôndria é realizar a respiração celular, fornecendo energia em forma de ATP (Adenosina Trifosfato) que é usada pela célula em todas as suas funções. Por possuir seu próprio material genético, ela tem capacidade de se autoduplicar, principalmente em tecidos que exigem maior quantidade de energia como fígado e fibras musculares.
A mitocôndria também é responsável por avisar as células que habitam quando elas não são mais necessárias ao corpo, fazendo com que elas se matem. Caso a mitocôndria não enviasse tais sinais, as células não morreriam por conta própria, fazendo com que não envelhecêssemos.
A célula disponibiliza alimento para a mitocôndria, enquanto esta lhe fornece energia, o que podemos chamar de uma função “parasita” (apesar da relação na verdade ser uma simbiose, pois ambos os organismos envolvidos são beneficiados). Na trama de Parasite Eve, todos os humanos carregam em seu DNA traços de uma mulher africana que foi chamada de Eve. Após muitas gerações, as mitocôndrias sendo “seres vivos” evoluíram e decidiram se rebelar contra seus hospedeiros, e ai a coisa começa a ficar feia...

O PIOR INIMÍGO ESTA DENTRO DE VOCÊ
Noite de véspera natalina de 1997, durante uma apresentação comemorativa no Carneggie Hall em Nova York a cantora Melissa Pearce encena uma ópera. Quando os olhos dela encontram os da policial a paisana Aya Brea, misteriosamente os outros atores e a plateia começam a entrar em combustão espontânea, enquanto Melissa proclama que “Eve despertou”. A apresentação culmina em um incêndio de proporções devastadoras. Misteriosamente, Aya não entra em chamas como as outras pessoas, e tomada por coragem admirável, empunha sua arma para investigar. Ao ver Aya, Melissa que era uma cantora lírica de saúde frágil e dependente de muitos remédios, tem suas mitocôndrias acordadas, despertando Eve. Dominada, ela agora possui o poder de controlar as mitocôndrias de outros seres vivos, podendo causar combustão espontânea, transformar as células dos corpos em fluídos densos ou mesmo causar mutações grotescas. Quanto mais evoluem os poderes de Eve, mais Aya fica intrigada pela ligação misteriosa entre elas.

PRODUÇÃO POMPOSA
Há principio o jogo lembra muito um survival horror comum, mas os elementos de RPG estão presentes nas batalhas, evolução dos personagens, possibilidade de melhorar armas e nos poderes especiais que Aya desenvolve através da Parasite Energy. Os gráficos do jogo são totalmente em CG e brindam os olhos do jogador, principalmente nas cenas cinematográficas. As músicas são excelentes (destaque especial para Somnia Memoria, uma música em espanhol que toca nos créditos finais do jogo), porém o jogo possui longos períodos sem música alguma, na tentativa frustrada de criar um clima de tensão.

Ainda nos dias de hoje, PE é lembrado pelos antigos jogadores de PSX como um dos melhores jogos já feitos para o console. A franquia ainda rendeu duas sequências, porém falaremos delas em posts futuros, até lá!


FONTES:
Revista GAMERS nº30

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